Testes em animais: pseudociência?

Experimentação animal se baseia em enunciados que não podem ser falseados.

FBR testes em animais 5
“Quem você prefere vivo?” – associação biomédica usa chantagem emocional como método de convencimento (Imagem: Divulgação/FBR)

A pseudociência é uma suposta ciência, algo que tenta ser o que não é. Pseudocientistas se apoiam em relatos anedóticos, usam chantagem emocional como método de convencimento e rejeitam evidências contrárias. Aqui, há também o uso do discurso tautológico, uma prática que se justifica por si própria ou um discurso que não pode ser testado e falseável, como argumentou Karl Popper.

Em pesquisa básica (por exemplo, testes comportamentais da psicologia), vivissectores alegam que testes em animais devem continuar porque precisamos obter hipotético conhecimento — nesse caso, os resultados seriam sempre úteis. Também se diz que a pesquisa animal acontece para o “estudo das diferentes formas de vida”. Tais enunciados não podem ser testados, porque estão sempre corretos, ou seja, trata-se de uma tautologia (já apontada por Ray Greek nessa entrevista).

Quando o assunto é pesquisa aplicada, na qual os animais são usados como modelos de doenças e para a possível predição de efeitos colaterais de drogas em humanos, parte-se para o catastrofismo caso tais experimentos não sejam realizados: todos nós morreríamos doentes, sem nenhum remédio na prateleira. A alegação é obviamente falsa — o primeiro antibiótico da história foi descoberto in vitro e todas as drogas só estão no mercado porque foram testadas com sucesso em humanos.

Como se vê, vivissectores usam falácias capazes de perpetuar a experimentação animal por toda a eternidade, mesmo que a sua eficácia ou aplicação clínica sejam ridículas. Nesse sentido, não fica difícil classificá-la como pseudociência.

Anúncios

Uma resposta para “Testes em animais: pseudociência?”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s