Harry Harlow: ‘Eu desprezo gatos’

‘Eu não tenho amor algum por eles’.

harry harlow privacao materna
Psicólogo Harry Harlow ao lado de um macaquinho usado em testes de privação (Foto: University of Wisconsin Archive)

No livro The Monkey Wars (1994), a jornalista norte-americana Deborah Blum, vencedora do Prêmio Pulitzer, cita um trecho de uma entrevista feita com Harry Harlow em 1974 para a revista “Pittsburgh Press-Roto”. Na ocasião, Harlow realizava experimentos de privação materna com macaquinhos e demonstrou desprezo pelos animais:

“A única coisa que me interessa é se um macaco será uma propriedade que eu possa publicar. Eu não tenho amor algum por eles. Eu nunca tenho. Eu realmente não gosto de animais. Eu desprezo gatos. Eu odeio cães. Como você poderia amar macacos?” (p. 92)

Deixe um comentário

