Ser vegano me tornou uma pessoa melhor

Quando resolvi me tornar vegano, há quase quatro anos atrás, achava que seria apenas tormento. Afinal, “remar contra a maré” de fato exige uma dose extra de paciência.

vacas foto opiniao copy

No começo, a gente se revolta, não se conforma e perde até a esperança no ser humano. Mas deixe-me ser menos pessimista.

Eu achava que não viveria sem queijo, carne e leite. Eu realmente acreditava nisso. Porém, em um mês, já tinha eliminado completamente aquilo que nunca me pertenceu: pedaços e secreções de outras espécies.

Ser vegano me fez enxergar que muitas vezes nos apegamos a situações e experiências desnecessárias, isto é, aquela crença do “não vivo sem” isso ou aquilo (e aqui não necessariamente precisa ser o queijo) era mentirosa.

Aprendi o desapego e me tornei mais empático. Deixar de enxergar os animais como objetos, me fez menos egoísta. E por que não mais tolerante? Aqui em casa ninguém é vegano – só eu. Sendo assim, a tolerância torna-se um exercício diário.

Hoje me tornei melhor para mim mesmo e para os animais. Mas não quero insinuar que sou “superior” a ninguém. Não me tornei melhor do que os outros, mas sim para os outros.

Uma ideia sobre “Ser vegano me tornou uma pessoa melhor

Deixe um comentário

