Macaco exibe comportamento estereotipado em laboratório do Pará

Sem querer, Rede Globo mostrou imagens de um macaco estressado no Instituto Evandro Chagas, localizado em Ananindeua, PA.

Instituto Evandro Chagas macaco estressado

Macaco anda de um lado para o outro em laboratório do Pará, exibindo comportamento estereotipado, típico de animais em cativeiro. Imagem: Reprodução/Jornal Nacional

Uma reportagem veiculada hoje (10) no Jornal Nacional mostrou o local de confinamento dos macacos no Instituto Evandro Chagas, que realiza pesquisas biomédicas no Brasil. Em segundo plano, enquanto o repórter explicava supostos avanços da vacina contra o vírus da zika, um macaco andava de um lado para o outro na gaiola.

O comportamento exibido é típico de animais estressados em cativeiro e já foi amplamente documentado em diversos laboratórios espalhados pelo mundo.

Em 2007, a ONG PETA fez uma investigação no ONPRC (Centro Nacional de Pesquisa com Primatas de Oregon), o maior laboratório de testes com macacos dos EUA. Os investigadores encontraram macacos fazendo movimentos frenéticos em suas gaiolas.

Vídeo

A reportagem da Globo pode ser assistida clicando aqui – dê atenção a partir de um minuto e 40 segundos, quando o macaco apresenta o comportamento estereotipado.

Anúncios

2 ideias sobre “Macaco exibe comportamento estereotipado em laboratório do Pará

  1. Eduardo

    Bom dia.
    Percebi o estranho comportamento quando vi a matéria ontem no JN. Triste essa situação.
    Apesar de ser favorável a experiências que repercutem avanço direto para a humanidade em ratos (por exemplo, vacinas e afins – e totalmente contra testes apenas comportamentais) sou radicalmente contra estudos em primatas.
    Lamentável!
    Abraços

  2. selma castanheira dos santos

    sou contra testes em quaiquer espécieis em ñ humanos, assim é as leis divinas, testes tem que ser em humanos voluntários.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s