Psicólogo torturou macacos e ainda recebeu prêmio por isso

Prêmio foi dado pela Associação Americana de Psicologia (APA).

Os Macacos de Silver Spring

Um dos macacos lesionados por Edward Taub. Imagem: Alexander Pacheco/PETA

O psicólogo norte-americano Edward Taub, conhecido por realizar experiências com macacos na década de 1970, foi premiado em 2004 pela maior associação de psicólogos do mundo, a APA. A gratificação se deu pelas supostas contribuições de Taub na compreensão da capacidade do sistema nervoso em se recuperar de lesões.

Apesar de não ter formação médica, Taub lesionava a medula de macacos, gerando um tipo de choque espinhal temporário. Sua hipótese era de que os macacos não voltavam a mexer o braço afetado pois tinham “desaprendido” a movimentá-lo. Com isso, extrapolou a situação para humanos que sofrem acidentes ou derrames e ficam sem conseguir mexer algum membro.

A ideia, tida como “confirmada”, orientou o tratamento de humanos lesionados, que passaram a ser vistos como passíveis de recuperação clínica, através de exercícios forçados com o membro paralisado.

Condenado e absolvido

Taub chegou a ser denunciado por crueldade animal em 1981, quando o ativista Alexander Pacheco se infiltrou no laboratório e fotografou a instalação. A denúncia resultou na apreensão policial de todos os macacos usados em suas pesquisas no laboratório de Maryland. O processo levou à condenação estadual por falta de cuidados veterinários adequados de todos os animais.

Mas quando Taub foi julgado federalmente em 1983, acabou sendo absolvido porque o tribunal entendeu que as leis estaduais de crueldade animal não eram aplicáveis a nível federal.

Os Macacos de Silver Spring

Uma das fotos tiradas por Pacheco em 1981.

Anúncios

2 ideias sobre “Psicólogo torturou macacos e ainda recebeu prêmio por isso

  1. Roseli attene

    Ate qdo torturar um animal será comum ou normal ???!!!! Gerando até premio p o torturador .. sem a minima crítica .. muito pelo contrario c aplausos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s