Psicólogo que torturou macacos recebeu prêmio da comunidade científica

Prêmio foi dado pela Associação Americana de Psicologia (APA).

Os Macacos de Silver Spring
Um dos macacos lesionados por Edward Taub (Imagem: Alexander Pacheco/PETA)

O psicólogo norte-americano Edward Taub, conhecido por realizar experiências com macacos na década de 1970, foi premiado em 2004 pela maior associação de psicólogos do mundo, a APA. A gratificação se deu pelas supostas contribuições de Taub na compreensão da capacidade do sistema nervoso em se recuperar de lesões.

Apesar de não ter formação médica, Taub lesionava a medula de macacos, gerando um tipo de choque espinhal temporário. Sua hipótese era de que os macacos não voltavam a mexer o braço afetado pois tinham “desaprendido” a movimentá-lo. Com isso, extrapolou a situação para humanos que sofrem acidentes ou derrames e ficam sem conseguir mexer algum membro.

A ideia, tida como “confirmada”, orientou o tratamento de humanos lesionados, que passaram a ser vistos como passíveis de recuperação clínica, através de exercícios forçados com o membro paralisado.

Condenado e absolvido

Taub chegou a ser denunciado por crueldade animal em 1981, quando o ativista Alexander Pacheco se infiltrou no laboratório e fotografou a instalação. A denúncia resultou na apreensão policial de todos os macacos usados em suas pesquisas no laboratório de Maryland. O processo levou à condenação estadual por falta de cuidados veterinários adequados de todos os animais.

Mas quando Taub foi julgado federalmente em 1983, acabou sendo absolvido porque o tribunal entendeu que as leis estaduais de crueldade animal não eram aplicáveis a nível federal.

Os Macacos de Silver Spring
Uma das fotos tiradas por Pacheco em 1981
Anúncios

2 respostas para “Psicólogo que torturou macacos recebeu prêmio da comunidade científica”

  1. Ate qdo torturar um animal será comum ou normal ???!!!! Gerando até premio p o torturador .. sem a minima crítica .. muito pelo contrario c aplausos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s