Por que o boi pula no rodeio?

Descubra o porquê animais corcoveiam em rodeios.

sedem rodeio ampliado
(Imagem: Odeio Rodeio)

É bastante comum o questionamento sobre o motivo dos bovinos pularem nos rodeios. Os adeptos da prática costumam dizer que esses animais “gostam” de pular e que não haveria dor envolvida processo. Mas está fora da realidade supor que o boi pule nos rodeios por livre e espontânea vontade.

A razão do boi pular é muito clara: ele o faz porque é provocado para isso, ou seja, é induzido a corcovear. O instrumento usado para atingir este objetivo é conhecido como sedém (flank strap, em inglês).

sedem rodeio
Sedém é apertado para o boi pular (Imagem: Reprodução/YouTube/O Holocausto Animal)

O sedém, que pode ser feito de lã ou algodão, é amarrado na cintura do animal, e não nos testículos como alguns acreditam. Quando o boi está no brete, logo antes de entrar na arena, o sedém é puxado e apertado pelo assistente, gerando dor e desconforto no animal, podendo provocar inclusive feridas na pele. Como o incômodo do puxão é persistente, muitas vezes o animal continua pulando após o sedém afrouxar ou o peão descer de suas costas.

O mesmo processo é feito com equinos.

sedem rodeio cavalo
Sedém também é usado em cavalos e éguas (Imagem: Odeio Rodeio)

A veterinária e zootecnista Julia Maria Matera confirma:

“A utilização de sedém, peiteiras, choques elétricos ou mecânicos e esporas gera estímulos que produzem dor física nos animais em intensidade correspondente à intensidade dos estímulos. Além da dor física, esses estímulos causam também sofrimento mental aos animais uma vez que eles têm capacidade neuropsíquica de avaliar que esses estímulos lhes são agressivos, ou seja, perigosos à sua integridade” (MATERA, Julia Maria. Laudo Técnico – autos nº. 8.961/97 da Segunda Vara da Fazenda Pública de Santos/SP).

Em 2014, os organizadores do Rodeio de Limeira cancelaram o evento porque a justiça proibiu o uso do sedém.

Sem sedém o boi não pula. Sem sedém não tem rodeio.

Anúncios

7 respostas para “Por que o boi pula no rodeio?”

  1. Republicou isso em Paulosisinno's Bloge comentado:
    BOICOTE RODEIOS!! BASTA DE CRUELDADE!! ESTÚPIDOS BRONCOS RETARDADOS: SE QUEREM MALTRATAR ALGUÉM, CAVALGUEM NAS SUAS PRÓPRIAS MÃES!!

    É bastante comum o questionamento sobre o motivo dos bovinos pularem nos rodeios. Os adeptos da prática costumam dizer que esses animais “gostam” de pular e que não haveria dor envolvida processo. Mas está fora da realidade supor que o boi pule nos rodeios por livre e espontânea vontade.

    A razão do boi pular é muito clara: ele o faz porque é provocado para isso, ou seja, é induzido a corcovear. O instrumento usado para atingir este objetivo é conhecido como sedém ou corda americana (flank strap, em inglês).
    O sedém, que pode ser feito de lã ou algodão, é amarrado na cintura do animal, e não nos testículos como alguns acreditam. Quando o boi está no brete, logo antes de entrar na arena, o sedém é puxado e apertado pelo assistente, gerando dor e desconforto no animal, podendo provocar inclusive feridas na pele. Como o incômodo do puxão é persistente, muitas vezes o animal continua pulando após o sedém afrouxar ou o peão descer de suas costas.

    O mesmo processo é feito com equinos.

    A veterinária e zootecnista Julia Maria Matera confirma:

    “A utilização de sedém, peiteiras, choques elétricos ou mecânicos e esporas gera estímulos que produzem dor física nos animais em intensidade correspondente à intensidade dos estímulos. Além da dor física, esses estímulos causam também sofrimento mental aos animais uma vez que eles têm capacidade neuropsíquica de avaliar que esses estímulos lhes são agressivos, ou seja, perigosos à sua integridade” (MATERA, Julia Maria. Laudo Técnico – autos nº. 8.961/97 da Segunda Vara da Fazenda Pública de Santos/SP).

  2. É deprimente e lamentável que nós ainda vivamos em um mundo onde há tantas pessoas estúpidas e grosseiras que maltratam animais inocentes e indefesos! É preciso que cada indivíduo interrogue a sua própria consciência e seu coração, e se questione sobre qual atitude deve tomar em relação aos maus tratos e ao massacre de criaturas puras e inocentes! Afinal, você é um ser humano ou um monstro insensível?!?

  3. Não aceito crueldade com animais, mais acho interessante sim colocar esses pioes na arena pulando de dor pq p mim são uns lixos. Fui em um rodeio pq queria ver até onde vai a maldade e achei ótimo um monte de filho da puta machucado
    Eu só não consigo entender uma coisas, eles razão pede proteção, pq? Deus não aceita maldade ainda mais com criacao dele…. vai fuder tds esses botas

  4. “O sedeiro não causa dor no touro, de maneira nenhuma. Os bovinos, logo após uma ação dolorosa, eles, geralmente, recusam a comida e a atividade sexual. Na nossa experimentação, os animais, após saltarem, foram soltos em um coxo com comida e se alimentaram normalmente. Tiveram acesso a uma fêmea no cio, e cobriram as fêmeas normalmente. A função do sedeiro é provocar cócegas. Se o sedeiro não é colocado, o animal pula reto, como um sapo. O sedeiro, quando animal da um pulo, provoca cócegas em mais de um lado. O touro pula em ziguezague ou pula girando”, explica Vasconcelos.

  5. Vi em alguns comentários acima que os touros são maltradados, que sentem dor mas isso não passam de um mito, pois o sedem tem como função fazer o Touro sentir cosegas fazendo o pular, ao contrário do que dizem acima o sedem não faz feridas de jeito nenhum por serem feitos de lã ou de algodão, se os touros ou equinos fossem maltrados os tropeiros não iriam fazer tantos enveatimentos com a melhoria da genética obs: Touro bandido foi clonado sendo gasto muito dinheiro. sem falar dos cuidados que eles têm na fazenda com alimentação balanceada vacinas em dia sendo mas bem tratado que os animais de fazenda e muitas outras coisas benéficas .

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s