Adeptos do hipismo se reúnem em apoio aos rodeios e vaquejadas

Na última terça-feira, 7, adeptos do hipismo, representados pela Associação Brasileira de Hipismo, se reuniram em São Paulo em um encontro liderado pela ABQM, Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha. De acordo com a ONG União Nacional do Rodeio, a mobilização é do “bem em prol do rodeio e das modalidades equestres”.

Imagem: NOVO

Junto com peões e cavaleiros, também participaram da reunião praticantes de vaquejada, corrida de cavalo e três tambores. A mobilização se dá em meio a quase aprovação da PEC 50/2016, que tenta alterar a Constituição Federal para um possível reconhecimento “cultural” da vaquejada, do rodeio e respectivas atividades.

A aprovação recente do Senado Federal da PEC 50/2016 vem como resposta à proibição do Supremo Tribunal Federal às vaquejadas, julgadas como inconstitucionais por seis votos a cinco no segundo semestre de 2016. Agora, os poderes Legislativo e Executivo se organizam para regulamentação de qualquer tipo de uso de animais para entretenimento humano.

Mas de acordo com a ativista Mariana Zampieri, o STF também tem sua parcela de responsabilidade na atual situação.

O Ministro do STF, Luiz Fux, que votou a favor da vaquejada, negou a liminar que tentava suspender a tramitação da PEC. A decisão foi unilateral e precisa ser julgada pelo pleno, o que ainda não foi feito.

“Com certeza Luiz Fux continuará enrolando para que assim os parlamentares tenham tempo para aprovar a PEC. Os ministros que votaram pela inconstitucionalidade da vaquejada devem exigir que Fux pare com a demora”, alegou Mariana.

Mariana também relembrou que até o presente momento o STF não publicou o acórdão sobre a ADI, gerando insegurança jurídica e interpretações errôneas da decisão anterior.

União “pode ser um tiro do pé”

Ainda de acordo com Zampieri, a mobilização realizada pelos vaqueiros, peões e cavaleiros “pode ser um verdadeiro tiro no pé”.

“A cada dia que passa, a população se conscientiza sobre o fato de que o hipismo também é cruel. Aparentemente, as associações de hipismo, corridas de cavalo e provas de marcha acham que não vão só ‘salvar’ as vaquejadas e o rodeio, como também irão fortalecer suas modalidades. Essa união é um ato de desespero”, disse Mariana.

“Eles acham que o Congresso Nacional vai conseguir salvá-los, mas se esquecem que qualquer regulamentação será questionada no judiciário e que sem público suas modalidades não sobrevivem”, completou.

Procurada pela página O Holocausto Animal, a ONG União Nacional do Rodeio não quis se manifestar.

Anúncios

4 ideias sobre “Adeptos do hipismo se reúnem em apoio aos rodeios e vaquejadas

  1. Catarina Dias

    Nem todos os praticantes de hipismo pensam dessa forma. E sei, e acredito, que a grande maioria não tem por objectivo explorar qualquer animal. Nós construímos relações com os animais, tudo tem o seu tempo de trabalho e ensino e de brincadeira. Muitas vezes solto meu cavalo no pasto para ele correr na sua vontade e mesmo assim ele vem atrás de mim para onde quer que eu vá, mesmo que nunca o tenha ensinado a tal. Mas não adianta argumentar com vocês. Já tentei responder a esta matéria imensas vezes, com comentários alargados e fundamentados, mas vocês apagam tudo sem postar quando eu não sou de forma alguma ofensiva para com o pessoal da pagina. O que faz com que a única coisa que mostrem dos cavaleiros sejam os maus comentários, uma vez que é isso que fortalece a vossa ideologia. Mas bem, uma vez mais temto a minha sorte. Equitação nunca morrerá

  2. Cileide

    Ganância $$$, covardia, soberba e vaidade.
    DEUS o Criador, tome providências acerca da gente. Tudo está gravado no Memorial de Deus.
    Cabe as Autoridades Competentes, fazerem valer as Leis, em favor dos animais.
    Estamos no séc XXI, chega dessas bestialidade.
    Coisas mais desnecessária.
    Nota se claramente, que o número de pessoas (a nível mundial), não aceuta mais, maus tratos contra os animais.
    Repudiam.
    Usar a razão, do que é certo e justo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s