Exame de sangue de criança vegana surpreende especialistas

Criança vegana faz exame de sangue e surpreende profissionais da saúde.

Foto: Vegana é a sua mãe.

Foto: Vegana é a sua mãe.

Dominique, brasileira, tem quase 2 anos de idade. Ela é vegana desde quando estava na barriga da mãe, a Julia Harger, que compartilha sua vida vegana na página Vegana é a sua mãe.

A Dominique não consome nenhum tipo de carne, leite ou derivados. Recentemente, ao completar 1 ano e 10 meses de idade, ela fez seu primeiro exame de sangue completo, solicitado pela sua nutricionista, Thaisa Navolar. Nele, foram avaliados os níveis de ferro, vitamina B12, vitamina D, cálcio e zinco.

Os resultados foram mais do que bons, revelando a plena viabilidade de uma dieta vegana bem planejada para crianças.

O nível de ferro no sangue de Dominique é de 111 ug/dl, dentro do valor de referência de 50 a 120 ug/dl. Sua ferritina também atingiu níveis adequados no exame, com resultado de 27,6, acompanhando a referência para sua idade.

exame-de-sangue-crianca-vegana-ferro

exame-de-sangue-crianca-vegana-ferritina

Da mesma forma, os níveis séricos de zinco e cálcio ficaram dentro do valor de referência, atingindo, respectivamente, 80,73 mcmol/l e 10 mg/dl.

exame-de-sangue-crianca-vegana-zinco

exame-de-sangue-crianca-vegana-calcio

E quanto à polêmica vitamina B12? Os resultados foram além do esperado. O valor de referência se situa entre 214 a 914 pg/ml, mas nesse caso ele foi superado, atingindo 1.582 pg/ml.

exame-de-sangue-crianca-vegana-vitamina-b12

Em um vídeo publicado em sua página do Facebook, a nutricionista Thaisa Navolar classificou o exame como “excelente” e “surpreendente”. Ela explicou que Dominique suplementa 2 mcg/dia de vitamina B12 e também faz uma suplementação preventiva de ferro, de 5 mg de ferro quelato por dia. Por conta do alto índice de vitamina B12, a suplementação poderá ser suspensa por alguns meses.

Felizmente, este é só um dos vários exemplos que provam na prática que a alimentação vegana é saudável para todas as idades. E assim seguimos, para o desespero da indústria pecuarista, derrubando mais um mito da carne e do leite.

Anúncios

4 ideias sobre “Exame de sangue de criança vegana surpreende especialistas

  1. Ulysses de Castro Silva

    Suplementando qualquer um com qualquer tipo de alimentação fica normal agora fica sem suplementação só na comida vegana para tu ver o que acontece e depois de uns anos vai fazer exame.

  2. Marcos Autor do post

    Errado, Ulysses de Castro Silva. No caso, você poderia apenas atribuir à suplementação o resultado adequado dos níveis de ferro e B12. Mas você não pode dizer que os bons níveis de vitamina D, cálcio e zinco desse exame foram consequência dos suplementos.

    Como se sabe, a B12 não é encontrada nos vegetais, portanto suplementá-la é necessário. Todavia, a suplementação de nutrientes e vitaminas é necessária em muitos casos, inclusive vem sendo feita por pessoas que se entopem de carne e laticínios. Há fatores intrínsecos e individuais que influenciam na absorção de nutrientes – assim, níveis diferentes de suplementos são adotados para diferentes tipos de pessoas.

    Nós vivemos em um mundo que exige por LEI a fortificação de farinhas com ferro e ácido fólico. Há uma pancada de produtos industrializados fortificados com os mais diferentes tipos de nutrientes e vitaminas.

    O mundo moderno incorporou essa realidade, o que não é um problema em si, afinal, nos responda: se você pudesse escolher tomar uma cápsula de B12, ao invés de matar um animal que teve a ração suplementada para obter B12 para comer sua carne, você escolheria matar?

  3. nazareth jorge

    É claro q não. Porém, a maioria dos carnívoros come carne por gula e vício. É uma total falta de compaixão com os animais.

  4. selma castanheira dos santos

    gente cego! que continua c o mito de que carne de defuntos existem ricos em proteínas, isso, isto é propaganda de quem quer vender defuntos. pois, já é comprovado cientificamente que nosso organismo humano ñ foi feito pra comer carniças. e qdo era carnista passava muito mal da saúde, hj vegana, ñ tenho mais desconforto em minha saúde, comprovo c meus exames. e onde que comer carniças faz bem a saúde? nunca pra humanos ñ.assim tem tb animais que são veganos igual nós por ter os intestinos longos, e os animais carnívoros tem intestinos curtos.ex. leão,lobo,cobra,urubú,jacaré,tubarão. animais c intestinos longos veganos. vaca,coelho,cavalo, porco. e assim vai as cadeias alimentares corretas de cada um animal.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s