Aquário do Rio de Janeiro capturou animais do habitat natural

O novo Aquário Marinho do Rio de Janeiro – AquaRio – retirou animais do próprio habitat.

Peixes das Ilhas Cagarras foram capturados para serem presos em tanques de vidro no AquaRio. (Imagem: Reprodução)

Peixes das Ilhas Cagarras foram capturados para serem presos em tanques de vidro no AquaRio (Imagem: Reprodução)

Em vias de ser definitivamente inaugurado, e considerado o maior aquário da América do Sul, o AquaRio tirou animais de seu habitat natural para prendê-los em tanques de vidro.

Uma reportagem veiculada em 03 de março deste ano no Bom Dia Rio, da Rede Globo, revelou o trabalho que os biólogos e os representantes do aquário fizeram com os animais.

Nuno Rodrigues, um dos biólogos responsáveis pelo aquário, orientou pescadores amadores à retirada dos animais no entorno das Ilhas Cagarras. Na reportagem, ele alegou adotar “todas as práticas possíveis […] para que o estresse nos animais seja mínimo e o bem estar seja o máximo possível”.

Prática coloca em risco equilíbrio ecológico e estressa animais. (Imagem: Reprodução)

Prática coloca em risco equilíbrio ecológico e estressa animais (Imagem: Reprodução)

De acordo com o presidente do AquaRio, Marcelo Szpilman, a retirada dos animais de seu habitat é justificável pelo suposto aspecto “educacional” de um aquário, aumentando assim o “interesse” de crianças, jovens e adultos pela “ciência”.

No Brasil, a Lei N° 5.197, de 3 de janeiro de 1967 considera crime o ato de retirar animais de seu habitat, por colocar em risco o equilíbrio ecológico, mas a prática pode ser feita com autorização do Estado. Segundo Marcelo Szpilman, o aquário tinha “uma lista de espécies autorizadas para manejo”.

Porém, até onde se sabe, não há nenhum estudo do impacto ecológico que a captura destes animais provocou ou irá provocar nesse caso. Mas estudos já revelaram que peixes ficam estressados e perdem peso longe do cardume, além disso uma série de pesquisas comprovam que peixes são criaturas sencientes, inteligentes e sensíveis, assim, eles têm o interesse e o direito de viver com suas famílias em seu habitat natural.

Não visite o AquaRio. Não financie a prisão de seres inocentes.

Anúncios

10 ideias sobre “Aquário do Rio de Janeiro capturou animais do habitat natural

  1. Rogério Vianna Machado

    Gostaria de saber se estes biólogos ficariam satisfeitos em ficarem presos, com todo o conforto, alimentos completos, água em abundancia, mulheres entre outros, pois isto que fizeram e estão fazendo é PURA COVARDIA, estudaram para praticar CRIMES CONTRA OS POBRES ANIMAIS, É MUITA COVARDIA…Shalon

  2. Rogério Vianna Machado

    Aquele que visitar esta PRISÃO é TÃO CRIMINOSO QUANTO ESTES BIÓLOGOS COVARDES,aquele que estiver conscientes deste CRIME AMBIENTAL jamais, jamais deveria nem passar perto desta PRISÃO COVARDE e o pior este governo autorizou esta BARBARIDADE, eles é que deveriam estar presos pois o que fizeram de merda não está no gibí, PRISÃO PARA QUEM AUTORIZOU E PRISÃO PARA ESTES BIÓLOGOS CRIMINOSOS…Shalon

  3. Danielle

    Tudo pelo dinheiro! Quem levar seus filhos pra ver esse horror está sendo conivente com essa barbaridade!
    Novamente o governo querendo ganhar em cima dos mais fracos .
    Vários peixes sendo impedidos de conviverem com seus cardumes .Não se fez nenhuma pesquisa pra saber q impacto isso terá no meio ambiente!!!!

  4. Nazaré

    Fico muito triste com isso, governo sempre pensando no dinheiro, deveriam todos morrer na cadeia!!! Um Absurdo…e têm gente que paga!!!😡😠😤

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s