“O Miguel Nicolelis é muito perigoso”, alerta pesquisador brasileiro

Miguel Nicolelis, conhecido neurocientista brasileiro pelos testes cruéis em macacos, é descrito pelos outros cientistas como “manipulador”¹.

À esquerda, foto de Nicolelis com um macaco-da-noite-. À direita, registro de uma das pesquisas invasivas em macacos, feita por Nicolelis.

À esquerda, foto de Nicolelis com um macaco-da-noite. À direita, registro de uma das pesquisas invasivas em macacos, realizada por Nicolelis e colegas².

Uma reportagem d’O Estado de São Paulo, publicada em 16 de dezembro de 2012, conta como a comunidade científica brasileira enxerga Nicolelis. Em busca da informação, a reportagem procurou pessoas que o conhecem pessoalmente.

De acordo com a notícia, “nos bastidores da comunidade científica, ele é conhecido como uma figura truculenta, autoritária e vingativa”, muito diferente da imagem que tenta passar em suas palestras. Colegas o descrevem como “manipulador”, “controlador” e “politicamente poderoso”.

Um dos entrevistados alertou: “Você não tem ideia da pessoa com quem está mexendo. O Miguel é muito perigoso”, outro “Ele acha que é Deus e quer ser tratado como tal. Tem um ego insaciável”.

“É um homem que faz inimigos e se envolve em coisas obscuras por todo lugar em que passa”, afirma outra fonte.

Como se vê, a conduta de Miguel Nicolelis não é apenas reprovável na sua relação com os animais, mas também com os humanos. O que vai ao encontro com a brilhante alegação do filósofo Kant: “Quem é cruel com os animais depressa se torna rude no modo de lidar com os homens. Podemos avaliar o coração de um homem pela forma como ele trata os animais”.

Referências

¹O Estado de São Paulo. Colegas o descrevem como manipulador, 16 de dezembro de 2012.

²NICOLELIS, Miguel et al. Wireless Cortical Brain-Machine Interface for Whole-Body Navigation in Primates. Scientific reports, v. 6, 2016.

Anúncios

Uma ideia sobre ““O Miguel Nicolelis é muito perigoso”, alerta pesquisador brasileiro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s