‘Camundongos são modelos ruins para estudos clínicos’, alerta imunologista

Percepção sobre o fracasso do “modelo animal” é cada vez maior na ciência.

camundongo testes em animais

Mark M. Davis, um imunologista da Escola de Medicina da Universidade de Stanford, Califórnia, declarou em uma entrevista que “camundongos são modelos ruins para estudos clínicos”. De acordo com ele, “não podemos depender dos camundongos para todas as respostas”, apontando que os cientistas não estão investindo o necessário em estudos clínicos, que são feitos com seres humanos.

Apesar de Davis afirmar que os camundongos trouxeram “compreensão fundamental” sobre como o sistema imunológico dos mamíferos funciona, ele ressalta que o modelo animal tem sido ruim para a descoberta de curas para várias doenças, como câncer, doenças infecciosas e auto-imunes.

“Parece que estamos em um estado de negação, no qual já investimos tanto no modelo dos camundongos, que parece ser impensável procurar em outro lugar”, alertou Davis.

O imunologista disse que a evolução humana trouxe diferenças genéticas importantes entre nós e os camundongos, tornando o modelo animal bastante impreciso.

Enquanto alguns poucos cientistas corajosos, como Davis, tentam alertar a comunidade científica de que algo precisa mudar, animais humanos e não-humanos pagam o preço da cristalização da experimentação animal como método padrão.

De Stanford Report, January 7, 2009.

Anúncios

Uma resposta para “‘Camundongos são modelos ruins para estudos clínicos’, alerta imunologista”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s