Queijo possui enzima feita com estômago raspado de bezerros

Enzima retirada do estômago de bezerros é usada na produção de queijos.

JMcArthur_DairyVealFarm_-0364

O procedimento é adotado como padrão pela indústria, e é usado na produção da maioria dos queijos (Foto: Jo-Anne McArthur)

A enzima quimosina (ou renina), retirada do estômago raspado de bezerros, faz parte da primeira etapa da produção do queijo. De acordo com um estudo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), publicado em 2004, “o coalho de bezerro […] é o coagulante padrão para queijos”.¹

A quimosina pode ser obtida de fontes animais, que proveem do estômago de porcos, bois ou bezerros, e também de bactérias. Ela é responsável por deixar o leite com a característica de “coalho”.

Referências

¹VASCONCELOS, Mariana; ARAUJO, Kátia; VERRUMA-BERNARDI, Marta. Efeito do ph de coagulação do leite e do tipo de coalho sobre o rendimento de massa na produção de queijoCurrent Agricultural Science and Technology, v. 10, n. 4, 2004.

Anúncios

5 ideias sobre “Queijo possui enzima feita com estômago raspado de bezerros

  1. selma

    matadouros sempre se aproveitando dos animais inocentes e indefesos pra fins lucrativos. mas o problema são os consumidores, q patrocinam os matadouros da morte por paladar.

  2. Anônimo

    Cara vai estudar primeiro antes de falar bobeira,, eu respeito sua opinião de não consumir derivados de origem animal mas não escreve besteiras. Procura fontes boas, e só pra lembrar os fungos são os maiores produtores de quimosinas, seja na relação do custo benefício e de tantos outros.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s