Documentário mostra cientistas humilhando macacos torturados em pesquisa

Confusão Desnecessária (1984) [Unnecessary Fuss] é um documentário produzido pela ONG norte-americana PETA (People for the Ethical Treatment of Animals). A produção envolve filmagens internas da Universidade da Pensilvânia, que foram retiradas pela ALF (Animal Liberation Front) do Departamento de Ferimentos Cranianos da Filadélfia.

Unnecessary Fuss

As filmagens foram feitas entre 1983 e 1984 pelos próprios pesquisadores, liderados pelo neurocirurgião Thomas Gennarelli, que realizava estudos que envolviam ferimentos na cabeça de macacos babuínos, no intuito de simular colisões automobilísticas e esportivas que ocorrem em humanos.

Unnecessary Fuss

O documentário exibe os pesquisadores rindo dos macacos e afirmando que esperavam que nenhum anti-vivissector “conseguisse” as filmagens.

Gennarelli construiu uma máquina que provocava lesões cranianas nos animais e, posteriormente, os macacos eram abertos em uma mesa de vivissecção, para análise dos órgãos internos.

Máquina tinha o objetivo de simular fraturas cranianas.

Máquina tinha o objetivo de simular fraturas cranianas que ocorrem em humanos.

O título “Confusão Desnecessária” (tradução livre) é uma referência a uma declaração do neurocirurgião para o jornal canadense The Globe and Mail, antes das imagens serem divulgadas. Ele disse que não descreveu as suas pesquisas ao jornal porque isso, segundo ele, tinha “o potencial de provocar todo o tipo de confusão desnecessária”.

Após a produção do documentário, a universidade passou por uma investigação realizada por 18 veterinários do Colégio Americano de Medicina Laboratorial. A investigação foi requisitada pelo OPRR (Office for Protection from Research Risks). Seu diretor, Charles R. McCarthy, revelou ter encontrado “gravíssimas violações” quanto às “boas práticas laboratoriais”, dizendo que, porém, o documentário havia “exagerado” na denúncia.

Unnecessary Fuss

Contudo, como resultado, a universidade foi colocada em liberdade condicional, o laboratório fechado, e o chefe veterinário da universidade despedido.

Anúncios

Uma ideia sobre “Documentário mostra cientistas humilhando macacos torturados em pesquisa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s