Enfrente as mudanças climáticas tornando-se vegano

O aquecimento global tem sido definido como um dos “maiores desafios” já enfrentados pela humanidade. Muitas pessoas estão em busca da redução de gases poluentes através de meios renováveis de energia e transporte. Porém, existe algo que você pode fazer para combater as mudanças climáticas – começa no seu prato.

Ajudar a preservar a natureza pode ser mais fácil do que você pensava.
Ajudar a preservar a natureza pode ser mais fácil do que você pensava.

Cerca de 51% ou mais dos gases poluentes são causados pela pecuária, de acordo com um relatório recente publicado pelo Instituto Worldwatch. Além disso, a ONU afirma que dietas veganas são extremamente importantes na luta contra as mudanças climáticas. De acordo com a ONU, a criação de animais para o consumo humano é “um dos principais responsáveis pelos problemas ambientais, por todo o planeta”.

O manual oficial do evento Live Earth, festival de música promovido por Al Gore, diz que não comer carne “é a coisa mais eficaz que você pode fazer para reduzir o impacto das mudanças climáticas”.

Os gases dióxido de carbono, metano e óxido nitroso são responsáveis pelo aquecimento do planeta. E a criação de animais para alimentação é a maior fonte de emissão de metano (20 vezes mais potente que o CO2), de óxido nitroso e dióxido de carbono.

Dióxido de carbono

A queima de combustíveis fósseis (como petróleo e gasolina) libera dióxido de carbono. A produção de uma caloria de proteína animal requer 11 vezes mais dióxido de carbono do que a produção de uma caloria de proteína vegetal. Além disso, grandes quantidades de grãos e água são necessárias para o processamento, transporte e armazenamento de carne.

Enormes quantidades de dióxido de carbono armazenados nas árvores são liberadas durante a destruição de vastas extensões de florestas, incluindo a Amazônia, para a criação de pasto.

Para completar, o estrume animal libera grandes quantidades de dióxido de carbono.

Você pode pensar em trocar seu carro “regular” por um híbrido elétrico e, ao fazê-lo, prevenir a emissão de cerca de 1 tonelada de dióxido de carbono na atmosfera por ano. Mas, de acordo com a Universidade de Chicago, ser vegan é a forma mais eficaz de preservar o meio ambiente; um vegano é responsável pela liberação de cerca de 1,5 vezes menos emissões de dióxido de carbono, em comparação com um comedor de carne.

Um estudo alemão realizado em 2008 concluiu que a dieta de um comedor de carne é responsável por emitir 7 vezes mais gases de efeito estufa, em comparação com uma dieta vegana. Rajendra Pachauri, Diretor do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática) e vencedor do Prêmio Nobel da Paz (ele próprio, um vegetariano) pede que as pessoas “comam menos carne”, pois ela é “um produto de emissões intensas de carbono”.

Metano

Os bilhões de frangos, perus, porcos e vacas que são amontoados em fazendas industriais produzem enormes quantidades de metano, tanto durante o processo digestivo como os hectares de fossas cheias de fezes que eles excretam.

Os cientistas relatam que cada quilo de metano é 20 vezes mais eficaz que o dióxido de carbono na capacidade de reter calor na atmosfera. E segundo a EPA (Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos), a pecuária é atualmente a maior fonte de emissões de metano nos EUA.

Óxido Nitroso

O óxido nitroso é 300 vezes mais potente do que o dióxido de carbono. Segundo a ONU, carne, ovos e laticínios são responsáveis por 65% das emissões de óxido nitroso em todo o mundo.

Você pode ajudar a combater as mudanças climáticas!

Ser vegano é um dos meios mais efetivos de combater o aquecimento global, ou seja, parar de consumir carne, ovos, leite e derivados faz com que você ajude a proteger a natureza através do seu garfo. É mais fácil do que você pensava.

Fonte: PETA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s