Cientistas produzem vídeo sobre fracasso das pesquisas com animais

Um grupo de médicos dos Estados Unidos, associados ao PCRM (Sigla em inglês para Comitê Médico Pela Medicina Responsável), que possui mais de 150 mil integrantes, produziu um vídeo de três minutos explicando como o avanço de novas tecnologias, que incluem sistemas robotizados e computadorizados, tornam a experimentação animal desnecessária e ultrapassada.

Imagem: Reprodução.
Imagem: Reprodução.

“Os métodos de segurança dos testes de produtos de limpeza e de cosméticos colocam as pessoas e o meio ambiente em risco”, diz a especialista em toxicologia Kristie Sullivan, membro do Comitê Médico Pela Medicina Responsável. “Mas há uma revolução científica com novas ferramentas que irão trazer grandes benefícios.”

Os animais são usados para testar a segurança de muitos produtos químicos que utilizamos cotidianamente, mas esses testes não são confiáveis. “Não deveríamos acreditar que os produtos químicos em nossas casas são seguros. Muitos deles não são testados adequadamente, porque usam o modelo animal e levam muito tempo para serem feitos, além dos resultados não serem confiáveis para humanos. Nós não somos camundongos de 70 quilos, mas hoje os cientistas testam produtos como se fôssemos.”

Além do fato de que a experimentação animal não é uma maneira confiável de testar o nível de toxicidade em humanos, os animais usados em pesquisa quase nunca possuem procedimentos para alívio da dor. Isso significa que eles ficam completamente conscientes no processo. Estudos têm demonstrado que os animais experimentam medo, dor e são capazes de sentir empatia ao ver outros animais sofrendo, o que torna essas pesquisas uma forma cruel de fazer ciência.

Uma mudança neste cenário pode estar prestes a acontecer. Em março o congressista americano Jim Moran lançou um projeto de lei chamado de Humane Cosmetics Act, que pretende proibir testes de cosméticos em animais. Além disso, a falta de confiabilidade na experimentação animal tem levado especialistas da Academia Nacional de Ciências a recomendar uma mudança completa de metodologia, abandonando o uso de animais.

Fonte: Ecorazzi

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s