SeaWorld admite dar drogas psiquiátricas para orcas

Os treinadores do SeaWorld têm sido apontados como administradores de drogas psicoativas para os seus animais marinhos, de acordo com novos documentos, obtidos por Buzzfeed. O site conseguiu um documento arquivado no Superior Tribunal de Justiça de Ontário, em uma disputa entre o SeaWorld e Marineland sobre o transporte de uma baleia, chamada Ikaika.

Documentos apontam que SeaWorld administra antipsicóticos para as orcas.
Documentos apontam que SeaWorld administra antipsicóticos para as orcas.

Os documentos mostram que benzodiazepínicos, drogas de nome Valium e Xanax para humanos, são dados para garantir uma saúde mental estável em cativeiro. Os defensores dos animais dizem que o estresse mental é resultado do cativeiro.

“Elas não suportam ser mantidas naqueles tanques. Elas sobrevivem até certo ponto, mas não ficam bem de qualquer forma”, afirma a fundadora da Orca Research Trust, Ingrid Visse, para Buzzfeed. “Elas mostram comportamentos estereotipados anormais e repetitivos, como balançar a cabeça, morder o concreto e automutilação, batendo as suas cabeças nos tanques. E você encontra isso em qualquer orca mantida em cativeiro – nenhum está livre disso”.

O porta-voz do SeaWorld, Fred Jacobs, defendeu o uso das drogas, em um comunicado:

“Os benzodiazepínicos são utilizados, algumas vezes, na medicina veterinária e no tratamento de animais, tanto doméstico quanto para aqueles que vivem em zoológicos. Estes medicamentos podem ser usados para sedação para procedimentos médicos, pré-medicação antes da anestesia geral, e para o controle de convulsões. O uso de tais remédios são regulamentados, e eles apenas são prescritos por veterinários. Seu uso para a saúde dos cetáceos, incluindo as orcas, é limitado, pouco frequente, e somente é indicado por um veterinário responsável. Não há prioridade maior para o SeaWorld do que a saúde e o bem-estar dos animais.”

Esta não é a primeira vez que o SeaWorld tem sido alvo de ataque por conta do uso de medicamentos psicoativos para orcas. Em um artigo do The Dodo, em janeiro, a diretora do filme “BlackFish”, Gabriela Cowperthwaite, observou que as baleias muitas vezes são medicadas com diazepam (Valium), em uma tentativa de alívio de estresse, pela separação entre mãe e filho. Você pode ler o artigo de Cowperthwaite aqui, para saber mais sobre os problemas enfrentados pelas orcas em cativeiro.

Fonte: The Dodo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s