Greenpeace Brasil faz campanha contra pecuária na Amazônia, mas seus ativistas comem carne

O Greenpeace é uma ONG, presente no Brasil desde 1992. Basicamente, os ativistas da ONG lutam, em tese, para preservar o meio ambiente.

O desastre moral.
O desastre moral.

No Brasil, o Greenpeace faz uma forte campanha contra o desmatamento ilegal da Amazônia. A ONG já realizou estudos que constataram que a pecuária é o principal fator de desmatamento da floresta amazônica. De acordo com um relatório, recente, o governo brasileiro financia empresas frigoríficas, que contribuem para a devastação da área:

Em vez de solucionar o problema, o governo federal e o Congresso cedem à pressão dos ruralistas para minar a legislação ambiental do país e incentivar o desmatamento. […] A expansão destes grupos é, efetivamente, um empreendimento conjunto (joint-venture) com o governo brasileiro.¹ (p. 4 e 5, 2009)

O Brasil é dotado do maior rebanho de gado do mundo, sendo o maior exportador de carne, entre todos os países da Terra. Em 2008, o comércio de produtos bovinos, no Brasil, movimentou cerca de 7 bilhões de dólares. Além disso, a cada 18 segundos, um hectare de floresta Amazônica, em média, é convertido em pasto.

Apesar das severas críticas feitas à pecuária, tivemos notícias que a ativista Ana Paula Maciel seria recebida com um churrasco, após a sua liberação na Rússia². Recentemente, entretanto, o Greenpeace Brasil se posicionou a favor do vegetarianismo, dizendo que apoia a redução drástica do consumo de carne, como medida de preservação da natureza³. Mesmo assim, os adeptos da ONG parecem não ter adotado os ideais que a própria instituição defende. Antes de classificá-los como hipócritas, devemos ter noção que trata-se de um desastre e uma grande incoerência, porém, dessa vez, o desastre é moral e ético.

Referências

¹A Farra do Boi na Amazônia, Greenpeace, 2009. Disponível em: < http://www.greenpeace.org/brasil/Global/brasil/report/2009/6/FARRAweb-alterada.pdf > . Acesso em 15 de fevereiro de 2014.

²O Globo – Bióloga brasileira anistiada na Rússia chega sábado e será recebida com churrasco. Disponível em: < http://oglobo.globo.com/pais/biologa-brasileira-anistiada-na-russia-chega-sabado-sera-recebida-com-churrasco-11151104 > . Acesso em 15 de fevereiro de 2014.

³Greenpace Brasil – O que o Greenpeace acha sobre o consumo de carne? Disponível em: < http://www.greenpeace.org/brasil/pt/Blog/o-que-o-greenpeace-acha-sobre-o-consumo-de-ca/blog/48220/ > Acesso em 15 de fevereiro de 2014.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s