Prêmio para descoberta de metodologia alternativa, sobre pesquisa animal, é um fracasso

Algumas instituições de pesquisa animal oferecem dinheiro para quem descobrir algum método alternativo, que descarte o uso da experimentação animal. Entenda a grande farsa desses prêmios.

Sem investimento uma área científica jamais pode avançar.
Sem investimento, uma área científica jamais pode avançar.

Os defensores da pesquisa animal alegam que até agora nenhum pesquisador descobriu um método que substitua completamente o uso de animais em ciência, isso porque os métodos in vitro, frequentemente citados, não podem substituir a complexidade de um organismo vivo. Para tais indivíduos, um dos argumentos de que a impossibilidade da pesquisa alternativa é real, é o fato de que até hoje ninguém conseguiu ganhar o prêmio. Alguns cientistas usam isso como escudo, de uma forma que os protege de qualquer discussão sobre a possibilidade de fazer ciência sem o uso animal, ou seja, se ninguém ganhou o prêmio, “nós estamos certos de testar em animais”. Essa ideia é uma falácia.

Primeiro, precisamos entender o motivo de a ciência ainda não ter descoberto uma metologia completamente alternativa; é necessário avaliar as variáveis que envolvem o assunto. O que precisa ser destacado é o fato de a pesquisa alternativa receber pouco ou quase nenhum investimento governamental, em biomedicina. O progresso da ciência não é exclusividade da mente de um brilhante cientista, como se isso, por si só, determinasse o seu futuro. Na verdade, a ciência só pode se desenvolver se estiver recursos para que isso ocorra. Se uma área da ciência não recebe financiamento, então jamais poderá avançar. Não basta oferecer um prêmio e, simplesmente, se eximir da responsabilidade experimental.

Infelizmente, o debate da eficácia da experimentação animal permeia esta superficialidade. Descobrir alternativas não é algo impossível, mas só pode ser feito com dedicação e recursos destinados exclusivamente à área. O assunto envolve dinheiro. Apesar disso, boa parte dos cientistas assumiram uma ideia que vai contra o próprio espírito científico. A ideia de que inteligência humana é incapaz de propor soluções que realmente funcionam.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s